A Prefeitura de Mogi das Cruzes apresentou, na manhã de ontem, 37 novos ônibus que passam a operar no sistema municipal de transporte coletivo. Os veículos têm um novo layout, trazem novidades tecnológicas e substituem veículos mais antigos que operavam no sistema dentro da renovação da frota prevista para este ano.

Os novos ônibus começam a circular hoje e atenderão corredores importantes do transporte em Mogi das Cruzes, como os distritos de Jundiapeba e Braz Cubas, o Jardim Layr, o Conjunto Santo Ângelo, Cezar de Souza e Botujuru.

"Estamos desenvolvendo um trabalho integrado para termos um transporte com mais qualidade e eficiência. O objetivo é a valorização do transporte coletivo para que ocorra a mudança de um processo cultural e mais pessoas possam utilizar os ônibus no seu dia a dia", afirmou o prefeito Caio Cunha (Pode), que esteve em um dos novos ônibus ao lado da secretária municipal de Transportes, Cristiane Ayres.

O prefeito lembrou ainda que o novo layout dos ônibus foi desenvolvido pela equipe da própria Prefeitura e que a chegada dos novos ônibus não traz custos para a administração municipal, uma vez que já estava prevista em contrato.

Foram apresentados 19 ônibus da empresa Mogi Mob e 18 da empresa Princesa. Com os novos veículos, a idade média dos ônibus do transporte coletivo de Mogi das Cruzes chega a 2 anos e 7 meses, a mais baixa da Grande São Paulo e uma das mais baixas do estado, de acordo com os dados disponíveis.

Entre as novidades está a disponibilização aos passageiros de tomadas no formato USB, que poderão ser utilizadas para o carregamento de aparelhos eletrônicos, como celulares e tablets. Os ônibus também contam com sistema de acesso à internet por wi-fi. A renovação da frota também oferece mais conforto para os passageiros, além de diminuir a ocorrência de atrasos e perdas de partida causada por quebras de ônibus ou problemas mecânicos.

A Secretaria Municipal de Transportes também ampliou o número de ônibus que atendem aos principais corredores da cidade. Foram beneficiadas as regiões da avenida Japão, que atende bairros como o Conjunto Santo Ângelo, da avenida Francisco Rodrigues Filho, que recebe os veículos do Botujuru e do distrito de Cezar de Souza, da avenida Lourenço de Souza Franco, por onde passam os ônibus de Jundiapeba, e da avenida Shozo Sakai, que atende a região do Jardim Layr.