No Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas, realizado no mês de março com apoio do Procon de Mogi das Cruzes em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, 271 mogianos utilizaram a plataforma www.consumidor.gov.br, um aumento de 25% em relação aos meses anteriores.

Foram realizadas 111 negociações com bancos e financeiras, sendo que 26% já foram avaliadas pelos consumidores como reclamações resolvidas e 48,6 % ainda aguardam a avaliação do consumidor.

O pedido de renegociação de débitos de cartão de crédito e empréstimos consignados foram as principais demandas apresentadas pelos consumidores. O mutirão foi organizado pela Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil) e a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

Em 2020 o índice de resolutividade das demandas dos casos de reclamação que envolvem bancos, financeiras, administradora de cartões foi de 78,8%, ou seja, de cada 100 consumidores que reclamaram, cerca de 79 tiveram o problema ou a consulta solucionada.

Orientação

O Procon de Mogi das Cruzes orienta que o consumidor se antecipe e procure renegociar seus débitos para evitar acúmulo de juros e multas que dificultem ainda mais a quitação.

O atendimento do órgão está sendo feito de forma remota por meio do telefone 4798-5090 e pelo e-mail [email protected]