Além da apresentação do secretário de Saúde, a Prefeitura de Mogi anunciou a nova estratégia da administração para o enfrentamento da pandemia da Civd-19. Na apresentação, o prefeito Cunha e a vice Priscila ressaltaram que a nova estratégia é fruto dos diálogos com os comitês de enfrentamento da pandemia criados na cidade.
Segundo os gestores, as novas abordagens seguem três eixos: mudanças na gestão, expansão do atendimento e reorganização dos protocolos a serem utilizados na rede municipal. A principal novidade é a instalação de um serviço de acompanhamento pós-Covid, que entrará em funcionamento a partir de amanhã, com a utilização do Núcleo de Avaliação Física (NAF), no Mogilar, e da Unica, em Jundiapeba, que fará a recuperação de pacientes que apresentaram sequelas após a contaminação.
As instalações dessas centrais funcionarão em caráter temporário, até que seja concluído o Centro Integrado de Assistência à Saúde (Cias), ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na região do Rodeio. A previsão é de que o prédio esteja pronto em até 60 dias. "O governo do Estado já dispõe de um serviço como este, mas Mogi será a primeira na região a contar com atendimento próprio", ressaltou o secretário de Gabinete, Lucas Porto.
Outro ponto da nova estratégia é a reativação do Disque-Covid, com atendimento pelo telefone (11) 4798-5160 para o saneamento de dúvidas e orientações para casos leves e contactantes. Também está prevista a ampliação de cinco para seis unidades de referência para o primeiro atendimento à doença, evitando a contaminação cruzada de outros usuários da rede municipal.
Com o intuito de qualificar o atendimento, será aplicado um novo tipo de exame - o Swab/Antígeno - que permite detectar o vírus com maior precisão, tendo resultado em até 20 minutos. A rápida identificação de casos positivos permitirá um encaminhamento e acompanhamento mais eficiente, segundo as autoridades.
Para tratar dos novos dados de acompanhamento, o Centro de Monitoramento da Covid-19 contará com uma equipe de 23 colaboradores, atualizando dados de casos suspeitos, busca ativa de contactantes e ofertas de testagem. (A.D.)