A fiscalização noturna para conter as aglomerações em toda a região passa a ser exercida com mais rigidez a partir de hoje, quando os moradores começam a vivenciar o toque de restrição das 23 às 5 horas. A determinação do governo de Estado de São Paulo deve se encerrar apenas no próximo dia 14, obtendo como foco a diminuição de festas clandestinas e quaisquer outros tipos de aglomerações que possam contribuir com a disseminação do coronavírus (Covid-19).

Para o governador João Doria (PSDB), esta é mais uma forma de diminuir os altos índices de contaminação da Covid-19. Doria explicou ontem que não está decretando um lockdown e nem mesmo um toque de recolher, sendo esta apenas uma medida mais restritiva. Como o próprio nome diz, um toque de restrições.

Ainda segundo o chefe do Estado, a diferença entre um termo e outro consiste na aplicabilidade das regras. No lockdown ou toque de recolher, o funcionamento de nenhum estabelecimento, nem mesmo os essenciais, é permitido, o transporte público e privado também são vetados. Por outro lado, no toque de restrição, alguns serviços como supermercados e farmácias continuam funcionando normalmente. Quem for flagrados circulando dentro do horário de restrições pelos agentes de fiscalização também não serão penalizados, desde que justifiquem o motivo do deslocamento.

Inédita no Estado de São Paulo, a mudança foi decretada na mesma semana em que houve recordes de internações de pacientes contaminados pela Covid-19. Só na segunda-feira passada, ocorreram 1.667 novas internações, o registro mais alto desde o início da pandemia.