A Secretaria Municipal de Saúde reinicia na próxima terça-feira a imunização contra o coronavírus (Covid-19) . A ação, programada para ocorrer na Arena Suzano, localizada na avenida Senador Roberto Simonsen, 90 , no Jardim Imperador, das 9 às 17 horas, dará continuidade ao andamento da campanha voltada aos idosos, de 80 a 89 anos. Desta vez, o município trabalha com o novo lote recebido ontem, com 1.820 doses da vacina da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela biofarmacêutica AstraZeneca.
De maneira semelhante às experiências anteriores, a Secretaria de Saúde de Suzano se prepara para novamente oferecer o imunizante nas dependências da Arena Suzano e em sistema drive-thru do lado de fora, ao redor da estrutura, no Parque Max Feffer. A expectativa é de que o montante atenda à demanda de suzanenses nesta faixa etária, incluindo os acamados e cuidadores que não participam do programa federal "Melhor Em Casa", previamente cadastrados.
Para participar da campanha de vacinação, o idoso deverá ser maior de 80 anos de idade e apresentar documento original com foto, CPF e comprovante de endereço de Suzano, além do pré-cadastro individual no site www.vacinaja.sp.gov.br e da filipeta de controle devidamente impressa e preenchida. O modelo da ficha está disponível no site www.suzano.sp.gov.br e nas redes oficiais da Prefeitura de Suzano. O objetivo é garantir mais agilidade no atendimento durante a vacinação.
A operação seguirá enquanto houver doses disponíveis e um balanço de imunização diária será divulgado. Atualmente, Suzano contabiliza a aplicação de 11.497 doses, sendo usadas todas as ampolas recebidas até então. Deste índice, 9.211 suzanenses foram imunizados com a primeira dose e 2.286 já participaram das duas etapas de vacinação da CoronaVac, que é do Instituto Butantan.
Por sua vez, Poá recebeu 750 novas doses da vacina contra o novo coronavírus. O lote será utilizado para a retomada da aplicação da 1ª dose em idosos com idade a partir de 78 anos, na segunda-feira, no Reino da Garotada. A aplicação da 2ª dose foi suspensa por falta da vacina CoronaVac. Um novo lote foi prometido pelo Estado para ser entregue até domingo.
Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde do município, Poá foi uma das últimas cidades a sofrerem com a falta das vacinas no Alto Tietê, por conta da logística adotada pelo setor, sob o comando da Secretaria de Saúde. "Conseguimos gerenciar a quantidade de doses de maneira que a vacinação só foi suspensa, quase uma semana depois dos municípios da região. O problema é que o Governo do Estado não cumpriu com o que havia sido combinado, alterando datas e até os imunizantes", explicou o responsável pelo setor, Leonardo Barbosa Garcia.
Em Ferraz de Vasconcelos, a vacinação iniciará hoje, a partir das 8 horas, sendo distribuídas 162 senhas por dia, divididas em 62 para idosos em carros e 100 para os demais.
Mortes
O Alto Tietê registrou 11 mortes, ontem, por coronavírus. Itaquaquecetuba informou quatro óbitos, enquanto Poá registrou três. Arujá, Ferraz, Mogi das Cruzes e Suzano confirmaram uma morte cada, destacou o Consorcio de Desenvolvimento dos Municípios dos Alto Tietê (Condemat).