O início da nova Legislatura colocará à prova, a partir de hoje, os 23 parlamentares escolhidos nas eleições de 2020. 
Destaque dentro das cidades do Alto Tietê, a nova composição da Casa de Leis chamou a atenção à época pelo nível elevado de renovação de seus quadros. Dos 23 vereadores eleitos quatro anos antes, apenas nove conseguiram se manter no cargo, registrando uma taxa de renovação de 60,8%. 
Outro ponto é a representação feminina dentro do Poder Legislativo local, que passa a contar com três mulheres: Inês Paz (PSOL), Fernanda Moreno (MDB) e Maria Luiza Fernandes (SDD) - esta última com 21 anos, a mais jovem a ser eleita ano passado. 
O partido do prefeito Caio Cunha, o Podemos, aumentou sua representação de um para três cadeiras na Casa. O PSD, partido do ex-prefeito Marcus Mello, também manteve três cadeiras nesta nova composição.
A renovação da Casa também afetou os quatro vereadores que foram denunciados pelo Ministério Público (MP) por suspeita de envolvimento em um esquema de corrupção.  Antônio Lino (PSD), Mauro Araújo e Diego Martins (MDB), além de Francisco Bezerra (PSB) não voltaram para um segundo mandato.