Os professores da rede municipal de ensino de Suzano participaram ontem de um acolhimento especial promovido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Saúde, por meio da Rede de Atenção Psicossocial.

A ação online teve, como principal objetivo, acolher esses profissionais e oferecer apoio e ferramentas psicológicas importantes a serem trabalhadas neste período de retomada e adaptação. O encontro, que faz parte da semana de planejamento do ano letivo, também foi aberto aos demais funcionários das escolas.

Para o titular da Educação, Leandro Bassini, a ação visa ajudar os profissionais da Pasta a compreender o atual cenário de trabalho imposto pela pandemia do coronavírus (Covid-19). "Ao longo do ano passado, realizamos pesquisas com os professores e percebemos essa necessidade. Precisamos cuidar da nossa mente, para então, focar na questão pedagógica e demais atribuições. A ideia é ter esse diálogo para oferecer ferramentas que possam nos ajudar a enfrentar e superar os desafios", explicou.

O encontro contou com a participação da diretora da Atenção Básica da Saúde, Flávia Verdugo, e da coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, Dulce Ramos.

Em Suzano, as aulas retornarão na segunda-feira, somente por meio do ensino a distância. Em abril de 2020, a Pasta desenvolveu e inaugurou a "Plataforma do Saber", uma ferramenta educacional em ambiente digital. Pelo portal, os estudantes acompanham aulas, assistem a vídeos e realizam atividades. Já os alunos sem acesso à internet recebem o mesmo material adaptado para o meio impresso.