A Prefeitura de Mogi das Cruzes confirmou ontem que já foi notificada pela Vara da Fazenda Pública do município a respeito do pedido de informações sobre o plano de imunização contra a Covid-19. Os questionamentos decorrem de dúvidas sobre o número de doses recebidas e aplicadas, bem como as faixas etárias que as receberam.

O levantamento de informações ocorre no período em que algumas das estratégias adotadas pela administração passam a ficar comprometidas com a redução dos estoques das vacinas.

Ao longo da semana, o Mogi News apurou que o trabalho de imunização na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Alto do Ipiranga interrompeu o atendimento de profissionais da Saúde com mais de 25 anos. Paralelamente, a Prefeitura divulgou nas redes sociais que a campanha de vacinação por drive-thru, programada para este final de semana, foi suspensa pela falta de novos lotes - a vacinação seria a segunda dose para os idosos que participaram do mutirão nos dias 6 e 7 de fevereiro no Pró-Hiper.

No que se refere às informações do plano de vacinação à Justiça, a Procuradoria-Geral do Município informou que a Prefeitura já foi notificada e que enviará as respostas dentro do prazo legal. "É importante ressaltar que os prazos são contados a partir do momento em que a Prefeitura é notificada. Neste caso, as informações serão encaminhadas até o dia 10 de março", esclareceu.

A Prefeitura orienta que até a chegada de novas doses, a imunização continua apenas para idosos acima de 85 anos que ainda não foram vacinados, além de profissionais da linha de frente que não receberam a segunda dose nos locais onde atuam. "O prefeito Caio Cunha encaminhou na quarta-feira um ofício ao governo do Estado, pedindo a liberação das segundas doses da vacina contra a Covid-19 para aplicação nos idosos com mais de 90 anos e trabalhadores de saúde imunizados no drive-thru. Tão logo o município receba as doses necessárias, as datas e informações sobre a imunização serão divulgadas", explicou a administração.

Segundo a Secretaria de Saúde, o município aplicou até o final de anteontem 18.589 doses da vacina. No total, 15,3 mil pessoas receberam a primeira dose das vacinas CoronaVac e AstraZeneca, entre trabalhadores da Saúde (11.863), idosos internados em casas de repouso e munícipes com mais de 85 anos (3.516) e indígenas (7). As outras 3.203 unidades do agente imunizante foram destinadas para a segunda dose dos trabalhadores da linha de frente. (A.D.)