Mogi das Cruzes vai iniciar um levantamento setorizado dos segmentos econômicos mais afetados pela crise causada pela pandemia de Covid-19. Este trabalho antecipa ações específicas a serem adotados dentro do Plano de Cooperação Econômica de Mogi das Cruzes e foi definido nesta ontem pelo Grupo de Trabalho que discute medidas para flexibilização da tributação para os empreendedores do município durante este período de restrições.
O grupo é formado pelos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Gabriel Bastianelli, de Assuntos Jurídicos, Sylvio Alkimin, e de Finanças, Ricardo Abílio, além de técnicos da administração municipal.
Para capacitação dos empreendedores de Mogi das Cruzes, o grupo decidiu que será realizada uma transmissão ao vivo pela internet para orientação e esclarecimentos sobre os impostos municipais. A Prefeitura também fará estudos voltados para a flexibilização de tributos, levando em conta o atual cenário econômico do município e do país.
Ações para negociação de dívidas com o município e um novo fundo de microcrédito para empreendedores também estão na pauta de ações a serem estudadas e potencialmente formatadas dentro do Plano de Cooperação Econômica.
Plano
O Plano de Cooperação Econômica de Mogi das Cruzes e o seu cronograma de ações foram apresentados oficialmente na última segunda-feira pela Prefeitura para representantes da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) e do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região (Sincomercio).
A primeira ação ocorreu na noite de ontem, com uma live com treinamento e orientações aos comerciantes para a utilização da plataforma Vetrina. A transmissão foi feita pelo site do Polo Digital. O plano foi lançado pelo prefeito Caio Cunha (Pode). Ele traz medidas de apoio ao comércio, indústria e setores de serviços de Mogi das Cruzes frente às restrições impostas para o combate da pandemia de coronavírus (Covid-19) e foi desenvolvida pela Prefeitura em parceria com a Associação Comercial, o Sincomércio, o Alto Tietê Valley e o Sebrae. Para isso, é dividido em ações emergenciais, ações de recuperação e ações de fortalecimento. Em cada uma delas, foram planejadas medidas para estimular o ambiente econômico no município, estimulando o desenvolvimento, gerando empregos e renda para a cidade.
"A decisão por iniciar o cronograma de ações do Plano de Cooperação pelo treinamento para a utilização do Vetrina feito feita porque se trata de uma ação rápida e que pode gerar reflexos instantâneos nas vendas dos comerciantes de Mogi das Cruzes pela internet, utilizando a plataforma", explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Gabriel Bastianelli. endereço site do Polo Digital para os interessados em acompanhar o treinamento é o poloconecta.mogidascruzes.sp.gov.br. A transmissão será a partir das 19 horas. O fortalecimento da plataforma Vetrina, com novas funcionalidades para a comercialização online.