Um dos anúncios feitos pelo governador João Doria (PSDB), na tarde de ontem, é a tendência de queda na ocupação de leitos na região metropolitana, o que pode contribuir para uma reclassificação no Plano São Paulo de retomada das atividades. Segundo o governo do Estado, a região onde está incluído o Alto Tietê tem 67,8% de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 54,8% de Enfermaria.
Mogi das Cruzes, que conta com a maior oferta de leitos, com 107 vagas em cinco hospitais públicos e privados, está com taxa de ocupação de 80%. Já Suzano possui 37,5% de ocupação.
Em relação à taxa de ocupação de vagas para pacientes diagnosticados com Covid-19, a Secretaria de Saúde de Suzano informou que o índice está em 37,5%. Ou seja, dos 32 leitos existentes, 12 estão sendo utilizados: quatro pessoas na ala de Enfermaria, quatro na semi-intensiva e quatro em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A Prefeitura de Poá informou que o quociente de vagas de alta complexidade na rede municipal é de 50%. A Prefeitura de Itaquaquecetuba não informou a taxa de ocupação até o fechamento da matéria. (A.D.)