As cinco principais cidades da região do Alto Tietê informaram ontem que pretendem continuar e, em alguns casos, retomar a campanha de vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19). A retomada acontece devido à chegada do novo lote de vacinas Oxford/AstraZeneca, encaminhadas pelo Ministério da Saúde aos municípios, anunciada pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) na quinta-feira.

Segundo a Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes, a cidade recebeu 3.470 doses para a continuidade da vacinação de idosos, com o objetivo de complementar a faixa etária de 85 a 89 anos e iniciar o trabalho com o público de 80 a 84 anos.

Nas 11 unidades de maior movimento, a vacinação será realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, a partir de segunda-feira. São elas: Alto do Ipiranga, Ponte Grande, Santa Tereza, Vila Natal, Vila Jundiaí, Vila Suíssa, Jardim Camila, Braz Cubas, Jardim Universo, Mineração e Nova Jundiapeba.

Em todas as demais, incluindo o Programa Saúde da Família, o atendimento será concentrado às quartas e quintas-feiras, no mesmo horário, começando nos dias 3 e 4 de março.

No final da tarde de ontem, o Condemat informou ter recebido a notícia de que o Centro de Distribuição e Logística da Coordenadoria de Controle de Doenças do Estado entrega hoje um novo lote da CoronaVac para o Grupo de Vigilância Epidemiológica de Mogi das Cruzes. A expectativa é de que parte dos municípios faça a retirada das doses hoje, no período da tarde, e os demais no domingo. Porém, ainda não há informações sobre a quantidade do novo lote.

A administração disse que aguarda uma posição sobre o envio da segunda dose da vacina CoronaVac para a imunização de idosos com mais de 90 anos e trabalhadores da Saúde. Por isso, a Prefeitura anunciou na quinta-feira que não realizará ações de vacinação por drive-thru, recomendando que a população aguarde um agendamento.

A Prefeitura de Suzano, por sua vez, informou que recebeu 1.820 doses da vacina, e que também utilizará para a faixa etária a partir dos 80 anos. "A continuidade da campanha dependia justamente do envio de novas doses por parte do governo. A vacinação será retomada no dia 2 de março, das 9 às 17 horas, na Arena Suzano" (avenida Senador Roberto Simonsen, 90, Jardim Imperador), explicou o Executivo.

Itaquaquecetuba recebeu 845 doses da AstraZeneca, e pretende iniciar a vacinação da faixa a partir de 85 anos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Odete, Caic e Centro, a partir das 8 horas. "Se possível, o município pede que seja feito o cadastro pelo VacinaJá e na hora da vacinação leve CPF, documento com foto e comprovante de residência", informou a Pasta local da Saúde.

Poá recebeu anteontem 750 novas doses, que serão usadas para idosos com mais de 78 anos a partir de segunda-feira, no Reino da Garotada (rua São Francisco, 168) pelo sistema drive-thru, das 9 à 15 horas.

A cidade de Ferraz de Vasconcelos confirmou a chegada de doses para o público de 80 a 89 anos. "A cidade interrompeu a aplicação da primeira dose por falta de vacinas, mas já retomou nesta sexta-feira (ontem)", informou a administração.