O Hospital Santa Maria de Suzano passa a disponibilizar em sua estrutura o teste rápido de antígeno para diagnóstico o coronavírus (Covid-19). O resultado sai em aproximadamente 15 minutos e pode ser essencial para adiantar o tratamento e acompanhamento médicos.

Este procedimento, indicado a partir do terceiro dia dos primeiros sintomas, é feito com secreções do nariz e faringe e não tem cobertura por parte dos planos de saúde. A precisão estimada é de 99%.

Já os testes rápido e de presença de anticorpos, realizados com uma gota de sangue, recomendados após sete dias das manifestações iniciais, permanecem disponíveis pelo mesmo valor, com resultados previstos em 15 minutos e quatro dias, respectivamente. Todos custam R$ 250 cada.

A instituição de saúde também realiza, com acesso gratuito através dos convênios credenciados e por R$ 300,00 para particulares, o exame padrão ouro do tipo RT PCR, que pode encontrar as variações do novo coronavírus. Este método diagnóstico - o tempo estimado é de quatro dias para o resultado - utiliza alvos genéticos diferentes dos genes codificadores da proteína S, que foi a que sofreu variações nas mutações recém-descoberta, e conta, a exemplo do exame de anticorpos, com análise do Laboratório Albert Einstein, que presta serviços para o Hospital Santa Maria. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone 4746-5188.