O início do novo período letivo das universidades da região deverá ocorrer nas próximas semanas de forma online, como já vinha sendo realizado desde o surgimento da pandemia pela Covid-19. A doença, que começou a se instalar em toda a região no mês de março do ano anterior, acarretou na mudança do modelo de aulas, que migrou do presencial para o remoto.
A Faculdade Piaget de Suzano dará início ao semestre letivo no dia 8 de fevereiro para os alunos veteranos por meio de aulas remotas síncronas, sistema em que alunos e professores ficam conectados, ao vivo, nos respectivos horários de cada disciplina da grade de cada curso. Para os novos alunos, o início das aulas está previsto para 22 de fevereiro, no mesmo sistema.
Na faculdade, as atividades presenciais práticas e em laboratório, para os veteranos, também terão início no dia 8 de fevereiro, inclusive com a utilização da quadra poliesportiva, concluída recentemente, e pronta para as aulas. "Todos os protocolos de segurança implantados pela Faculdade Piaget continuarão sendo respeitados e podem ser consultados, inclusive, no site da instituição (https://faculdadepiaget.com.br/novo/covid19/)", sugeriu a unidade de ensino superior.
Além disso, a previsão da Faculdade Piaget é retomar as aulas de forma presencial no campus para veteranos e calouros a partir de 01 de março, seguindo os protocolos de segurança da faculdade e a orientação das autoridades governamentais. Na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) as aulas virtuais também serão retomadas no próximo dia 8 de fevereiro, de acordo com o calendário disposto no site da Universidade.
Com a data de retorno um pouco mais distante das demais universidades e faculdades, o Centro Universitário Braz Cubas (UBC) tem previsão de início para o dia 17 de fevereiro para os alunos veteranos e dia 22 para os ingressantes. "Informamos que seguimos estudando e monitorando as atualizações dos protocolos e diretrizes do Estado e do município para a definição sobre a volta efetiva de todas as atividades práticas presenciais no campus", frisou o Centro Universitário.
A unidade segue com o Ensino Remoto Síncrono Emergencial para as aulas teóricas, que têm sido realizadas de forma síncrona, com o mesmo docente das respectivas disciplinas, com interação em tempo real entre professor e aluno, e também de forma assíncrona, em que são disponibilizados fóruns e conteúdos que serão abordados nas aulas.
Sobre as práticas dos cursos da Saúde, a definição é que seguir com a realização presencial das aulas, assim como já vem sendo realizado gradativamente desde o segundo semestre de 2020. A Faculdade do Clube Náutico mogiano também foi procurada mas não enviou resposta até o fechamento da matéria. (T.M.)