Os alunos do Ensino Fundamental das escolas municipais de Mogi das Cruzes que ainda não conseguiram realizar a avaliação online têm até o dia 5 de março para responder ao questionário impresso. O prazo para resolver as questões avaliativas de forma remota se encerrou na sexta-feira da semana passada e, portanto, agora podem ser efetuadas apenas presencialmente.
"Para quem ainda não fez a prova, as escolas estão entrando em contato com os pais e responsáveis para agendar data e horário da avaliação, respeitando o protocolo sanitário", assegurou a Secretaria Municipal de Educação. Desde a segunda-feira anterior, as equipes gestoras começaram a digitar no sistema os resultados das avaliações de alunos que fizeram a prova impressa.
Ainda de acordo com a Secretaria de Educação, a fase online da avaliação atingiu 80% dos alunos esperados para responderem as provas, uma média de 27 mil. Conforme publicado na semana anterior pelo Mogi News, em menos de dois dias, cerca de 11 mil estudantes efetuaram a avaliação por meio da plataforma Simulados.
"O principal objetivo é identificar, no contexto da pandemia do coronavírus, as aprendizagens construídas no ensino remoto em 2020, quando o modelo foi necessário para a continuidade das aulas", explicou a Prefeitura.
Segundo a Prefeitura, as avaliações são de Língua Portuguesa e Matemática, contendo: dez questões de cada componente para os estudantes de 1º e 2º anos; dez questões de cada componente para os estudantes de 3º ao 5º anos e 15 questões de cada componente para os estudantes de 6º ao 9º anos