Os alunos da rede privada de ensino de Mogi das Cruzes devem iniciar as aulas em modelo híbrido na próxima segunda-feira. Em algumas unidades, os estudantes já começaram a receber as aulas, enquanto em outras esta será a primeira semana com as atividades ministradas pelos docentes. Este é o caso do Colégio Marechal Rondon, localizado na Antônio Meier, região central.
De acordo com o mantenedor da unidade, Pablo Monteiro, nesta primeira semana do mês as aulas serão 100% online. Já a partir da próxima semana, no dia 8 de fevereiro, os alunos devem estudar em modelo híbrido, quando as salas serão divididas em três blocos e durante uma semana devem comparecer presencialmente no Colégio.
Nas duas semanas seguintes, os estudantes terão aulas remotas, conforme explicou Monteiro. "Trabalharemos neste modelo seguindo as determinações do governo de Estado de São Paulo com todos os protocolos de segurança até que a gente possa voltar com uma quantidade maior de alunos em sala de aula", explicou.
Ainda de acordo com o mantenedor, que avaliou o governo estadual e federal como desorganizados, os prejuízos dos alunos fora da sala de aula são maiores do que o risco de contraírem o novo coronavírus. "Eu falo isso com propriedade por comprovações até mesmo do Estado. Escolas fechadas não salvam vidas, muito pelo contrário", destacou.
Antes da decisão pela retomada presencial parcial, os pais dos alunos do Colégio Marechal Rondon responderam a uma pesquisa sobre o tema, em que 55% do total foram favoráveis e outros 45%, contrários.
Já no Colégio Gênesis, localizado na avenida José Benedito Braga, no bairro Vila Mogilar, as aulas foram retomadas no dia 25 de janeiro. A partir do dia 8, na próxima segunda-feira, o ensino também será híbrido. "Neste modelo, 35% dos alunos terão aulas presencialmente e, diferente do ano anterior, todas as aulas serão gravadas. Isso possibilita que os estudantes possam acessá-las em outros períodos", destacou o mantenedor do Colégio, Wesley de Paula.
Escolas da região
Apenas de forma remota, serão retomadas as aulas das unidades municipais do Alto Tietê, seguindo as determinações de cada cidade. Em grande parte dos municípios, sendo eles, as cidades de Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos e Suzano, os estudantes retomam as aulas no próximo dia 8. Em Poá, as aulas online começaram nesta segunda-feira na cidade.