Com os dias mais quentes, o uso de equipamentos elétricos pode se intensificar e isso trazer reflexo na conta de energia. Para reforçar sobre o uso eficiente e correto da eletricidade, a EDP, distribuidora de energia elétrica do lto Tietê, selecionou algumas dicas para fazer parte da rotina da família.

Por exemplo, manter janelas e portas fechadas quando o ar-condicionado estiver funcionando, evitar o abre e fecha constante da geladeira e acumular roupas sujas para utilizar a máquina de lavar em sua capacidade máxima, pode não parecer, mas são atitudes que em conjunto com outras, podem fazer a diferença na conta de energia no final do mês.

O gestor de relacionamento da EDP, Roberto Miranda, destacou que entre os vilões do consumo de energia no verão está o uso do ar-condicionado. "Para que o equipamento não consuma mais energia do que o necessário, o recomendado é deixar todas portas, janelas, persianas e cortinas fechadas, evitando a entrada de calor no ambiente para não forçar sua capacidade, além disso, sempre que possível, vale selecionar a função sleep". Na hora da compra, avalie a potência da máquina de acordo com o tamanho do ambiente que será refrigerado e verificar se o filtro está limpo para não haver esforço extra do aparelho.

Outro ponto a se atentar é o chuveiro. É possível aproveitar os dias quentes para manter a chave do chuveiro elétrico na posição "verão" que economiza 30% mais do que se estiver na posição "Inverno". Além disso, o tempo ideal de banho é de 5 a 8 minutos, isso economiza energia e água.

Com a máquina de lavar roupas, se o equipamento tem capacidade para bater até 10 quilos, não há necessidade de ligá-la apenas para trabalhar pela metade da carga. A mesma dica vale para as secadoras. Lavar ou secar poucas peças é desperdiçar energia. Com o ferro de passar roupas também não é diferente. Evite usá-lo diversas vezes ao dia para desamassar apenas uma peça do vestuário. Acumule grande quantia de roupas e passe todas de uma única vez. Pode demorar mais tempo para concluir o serviço, mas o gasto será menor.

O refrigerador ou freezer deve ser protegido dos raios solares e mantido o mais afastado possível do calor do fogão. Outra dica é não utilizar a parte traseira do refrigerador para secar panos e roupas.

Computador

Para diminuir o consumo de energia, o monitor de vídeo do computador deve ser desligado. O equipamento é responsável por 70% do consumo de energia .