A Câmara Municipal aprovou na tarde de ontem a indicação da vereadora Fernanda Moreno (MDB) para a criação de projeto de lei que torna obrigatória a disponibilidade da Triagem Neonatal Ampliada, popularmente conhecida como Teste do Pezinho Ampliado, na rede pública de Saúde do município.

O Teste do Pezinho convencional já é obrigatório no Brasil e oferecido gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). A coleta da amostra de sangue, retirada do calcanhar do bebê, que deve ter de três a cinco dias de vida, pode detectar doenças raras, facilitando o tratamento precoce e trazendo mais qualidade de vida. Entretanto, a versão simples do teste disponibilizada na rede pública detecta até seis doenças, enquanto a versão estendida, solicitada pela parlamentar e encontrada nas redes particulares, faz o diagnóstico de até 53 patologias.

"Com esse investimento, economizamos muito no futuro e evitamos diversas doenças. Em alguns municípios paulistas, a medida na rede pública já é lei e sabemos que Mogi sempre foi vanguarda na Saúde", disse a vereadora durante a discussão da indicação. "Isso seria importante para as crianças que nascem em Mogi", completou. (F.A.)