A Câmara de Vereadores de Mogi das Cruzes começou, na tarde de ontem, sua nova Legislatura, com a primeira sessão ordinária do ano. O primeiro dia de trabalhos ficou marcado pela interação entre o prefeito Caio Cunha (Pode) e os 23 integrantes do poder Legislativo.

Caio Cunha compareceu ao início da Sessão Ordinária acompanhado de 17 dos membros de seu secretariado, que acompanharam das galerias do Plenário "Ver. Dr. Luiz Beraldo de Miranda", localizado no Centro Cívico. Devido às limitações impostas pela pandemia do novo Coronavírus, o evento contou apenas com a presença de jornalistas nas tribunas, adotando as medidas de distanciamento social, sendo transmitida pela TV Câmara e pela internet. O prefeito de Mogi das Cruzes saudou a nova Legislatura e agradeceu pelo empenho e dedicação não apenas no processo eleitoral do ano passado, mas em se colocar à disposição da comunidade em tempo integral pelos próximos quatro anos. Caio Cunha ressaltou o papel que os novos vereadores irão desempenhar a partir de agora, como parte do desejo do público de renovação de mais de 60% dos quadros da Casa nas eleições de novembro do ano passado. Caio elogiou o trabalho realizado por seu gabinete durante o primeiro mês de gestão, e reforçou a importância do trabalho em conjunto entre poderes Executivo, Legislativo e a comunidade mogiana. "Vivemos um momento especial, difícil e de grande cuidado, não apenas pela saúde. Reforço ao meu time sempre que é uma grande oportunidade para cada um de nós buscar a renovação da educação, da saúde, das relações interpessoais e entre os poderes. Cada um aqui conta com uma experiência única, um campo de atuação único, é a representação da diversidade que queremos para nossa cidade", afirmou.

Cada um dos vereadores teve a oportunidade de enviar uma mensagem ao chefe do Executivo municipal, presente à sessão. Os vereadores em sua unanimidade colocaram-se à disposição do Paço Municipal para o andamento de pautas que sejam benéficas à população, além de apresentar algumas demandas em especial. Dentre as falas em destaque, a vereadora Inês Paz (Psol) ressaltou a cooperação da vice-prefeita Priscila Yamagami com os cuidados voltados aos professores e funcionários de escolas municipais, a importância da defesa dos direitos da mulher com o aumento da bancada feminina para três representantes, e a necessidade de se discutir o projeto Eco Tietê, iniciado na gestão anterior e que visa o desenvolvimento sustentável. Pedro Komura (PSDB), o vereador com maior número de mandatos da Casa, reforçou o compromisso da Câmara e das expectativas da população, além de pedir uma maior atenção ao time de basquete profissional da cidade.

Comissões

Programada para acontecer ontem, a votação das comissões internas foi adiada para hoje. Até o início dos trabalhos de ontem ainda havia algumas questões pendentes que devem estar sanadas na sessão desta quarta-feira.