Em menos de dois dias, uma média de 11 mil alunos das escolas municipais de Mogi das Cruzes, que estão cursando do 1º ao 9º ano do Ensino Médio, já realizaram a avaliação APRENDI por meio da plataforma Simulados. A prova foi disponibilizada na quinta-feira passada e a adesão foi atingida até ontem, por volta das 16 horas.
Até a data final de realização das avaliações, no dia 19 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação espera que uma média de 27 mil estudantes respondam ao caderno de questões disponibilizado virtualmente.
O principal objetivo é identificar, no contexto da pandemia do coronavírus as aprendizagens construídas no ensino remoto em 2020, quando o modelo foi necessário para a continuidade das aulas. Além disso, a Secretaria Municipal de Educação levantará estes dados e informações para o replanejamento de ações junto às escolas. Isto, no sentido de garantir mais equidade e atender ao Parecer no 5/20, do Conselho Nacional de Educação (CNE), que aponta para a importância de identificar o desenvolvimento em relação aos objetivos de aprendizagem e habilidades durante as atividades pedagógicas não presenciais.
Ainda de acordo com a Prefeitura, as avaliações são de Língua Portuguesa e Matemática, contendo: dez questões de cada componente para os estudantes de 1º e 2º anos; dez questões de cada componente para os estudantes de 3º ao 5º anos e 15 questões de cada componente para os estudantes de 6º ao 9º anos.
O acesso pode ser feito por meio do link https://simulados.sme-mogidascruzes.sp.gov.br/v2/index.php ou por meio do aplicativo disponível na Play Store.
Os pais e responsáveis terão acesso a tutoriais em PDF e vídeo para auxiliar no acesso à plataforma. Para as turmas de 6º ao 9º ano do Cempre Benedito Ferreira Lopes, na Vila Lavínia, a avaliação foi elaborada pela equipe da unidade escolar. Em casos de dúvidas, os pais e responsáveis devem procurar a unidade escolar.