Segundo a Prefeitura de Mogi das Cruzes, as novas secretarias terão papel importante na gestão e na vida do cidadão mogiano. Enquanto que a Secretaria de Sustentabilidade e Inovação deve abrigar as atribuições da atual pasta de Verde e Meio Ambiente, deve também avançar para o conceito da sustentabilidade tendo a busca da inovação como aliada nas políticas públicas.
Já a secretaria de Transparência e Participação visa dar maior visibilidade aos atos do Poder Executivo como programas e contratos, de forma a chegar na participação popular, onde o munícipe será chamado a participar da vida política do município, com um setor específico para este atendimento.
O Semae é uma autarquia municipal fundada em 1966, que conta hoje com cerca de 400 servidores e é responsável pelo fornecimento de água potável e pela coleta e tratamento de esgoto em toda a cidade. O órgão também responde pelo combate ao desperdício de água, disponibilizando, desde o ano passado, um aplicativo para smartphones voltado ao atendimento virtual. (A.D.)