A Câmara Técnica de Saúde do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) divulgou, na tarde de ontem, novos dados da evolução da pandemia de coronavírus (Covid-19). Segundo o consórcio, a região apresenta um aumento no número de novos óbitos e de novos casos, indo na contramão da Grande São Paulo.
Questionado sobre a variação no número de novos casos, internações e óbitos no período de duas semanas, o consórcio informou que os dados mais recentes, de sexta-feira passada, mostram uma tendência de aumento, diferentemente do resto da região metropolitana. Entre os dias 7 e 21 de janeiro ocorreram 113 óbitos, um aumento de 68,6% - esse dado representa foi 46 óbitos a mais do que foram registrados no período entre 27 de dezembro e 7 de janeiro, quando foram registrados 67 falecimentos. A região também registrou aumento de 55% de novos casos no mesmo período, passando de 2.362 confirmações para 4.509.
Segundo a Câmara Técnica, a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nas 11 cidades chega à marca de 72%. O nível estaria acima do que foi registrado pelo governo do Estado para a região metropolitana da capital pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), que está em 70%.
O Condemat foi perguntado sobre o andamento das negociações da região com o governo do Estado para a liberação de leitos de enfermaria no Hospital das Clínicas de Suzano, e de leitos de UTI no Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, no distrito de Jundiapeba. A Câmara Técnica reiterou que o lote anunciado pela Secretaria de Estado da Saúde na última sexta-feira de 49 leitos para a região inclui 20 leitos de enfermaria no Hospital das Clínicas e 29 leitos de UTI distribuídos pelo Hospital Regional Dr. Osiris Florindo Coelho em Ferraz de Vasconcelos, Hospital de Clínicas Luzia de Pinho Melo em Mogi das Cruzes e Hospital Padre Bento, em Guarulhos. "O Condemat vem trabalhando junto ao Estado para a implantação de novos leitos de enfermaria no HC Suzano e leitos de UTI no Hospital Dr. Amando Pezzuti Cavalcanti, em Mogi das Cruzes", informou em nota.
Outro ponto foi o andamento das negociações entre o bloco regional e o Instituto Butantan, em São Paulo, responsável pela fabricação no país da vacina CoronaVac, desenvolvida em parceria com o laboratório farmacêutico Sinovac. No início do ano, o presidente do consórcio e prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), assinou o protocolo de intenção de compra de 300 mil doses, que seriam destinadas a profissionais da Educação, Segurança Pública e Assistência Social. Segundo o grupo de municípios do Alto Tietê, ainda não houve resposta por parte do Butantan, devido a questões envolvendo o envio de matéria-prima da China para o Brasil para a distribuição do agente imunizante.