Com os estoques baixos, o Hemocentro Transfusão de Suzano está precisando urgentemente de doações de sangue dos tipos O positivo e O negativo. No final do ano passado, estes eram os mesmo tipos sanguíneos com baixas doações. As informações da coordenadoria, divulgadas na tarde de ontem, esclareceram que os outros tipos sanguíneos estão com os estoques normalizados.
"Em função da pandemia pela Covid-19, nós estamos funcionando por agendamento para melhorar o atendimento e evitar aglomerações. Por este motivo, as pessoas que desejam realizar doações de sangue precisam agendar a visita por meio do número (11) 4752-9999", explicou a coordenadoria.
A unidade, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas, e no sábado, das 9 horas ao meio-dia, está localizada na avenida Antônio Marques Figueira, 1.861, na Vila Figueira. Conforme informado pelo Mogi News em 2020, o sangue O negativo é frequentemente utilizado em emergências.
"Todos os tipos são muito importantes e por isso sugerimos ligar para o hemocentro para confirmar qual a necessidade do estoque no dia antes de comparecer para a doação. O sangue O negativo é utilizado em caso de emergência, principalmente", explicou a Santa Casa, responsável pela unidade suzanense. Até o final desta edição, não foram informadas a quantidade de sangue disponível nos estoques.
Hoje, o Hemocentro Transfusão suzanense é uma estação de serviços relativa ao processamento do sangue e hemocomponentes, em conformidade com as normas vigentes do Ministério da Saúde, tornando-se apto a realizar diversos serviços.
As possibilidades são instalação de agências transfusionais em hospitais; coleta e processamento de sangue; fornecimento dos seguintes hemocomponentes: Concentrado de Hemácias; Concentrado de Plaquetas; Crioprecipitado; Plasma Fresco Congelado; Plasma Comum; Hemocomponentes fracionados para uso pediátrico; Hemocomponentes reconstituídos para exsanguíneo transfusão; Doação autóloga; Doação vinculada e Sangria Terapêutica.