O líder do Movimento Se Ligue e ex-vereador de Ferraz de Vasconcelos, Renato Ramos, o Renatinho, juntamente com o bacharel em Direito Felipe Siqueira protocolaram um requerimento no Ministério Publico (MP) solicitando transparência nas informações do processo de vacinação na região do Alto Tietê.
Assim como em Manaus (AM) a Justiça determinou a listagem dos vacinados, o jovens sugerem ao Ministério Publico, por meio de requerimento, que a determinação seja replicada nas cidades da região a fim de garantir que o processo seja liso e que de fato os grupos prioritários sejam vacinados sem que haja privilegiados por cargos, parentesco ou proximidade com autoridades.
No documento, os membros do Se Ligue solicitam que a listagem seja obrigatória aos municípios e pública e que conste os seguintes dados: nome, CPF, função exercida e local onde a pessoa exerce a atividade, de quem recebeu a vacina. A representação foi protocolada ontem.
Para Renatinho, o documento é fundamental para chamar a atenção do MP e garantir que os prefeitos e prefeitas da região tenham comprometimento no cumprimento das regras de vacinação. "Garantir a transparência nesse momento em que a classe política esta tão desgastada, diante dos escândalos envolvendo a vacinação no país, é essencial para que a população tenha confiança no processo de maneira geral", destacou.
Por sua vez, Siqueira acredita que o MP pode contribuir de forma efetiva para garantia da lisura de todo processo tendo como base a Lei de acesso a informação. "Para mim é uma honra poder ser um dos autores dessa representação, é uma forma de, aos 22 anos, me sentir útil na sociedade e poder contribuir com meu conhecimento jurídico para que as pessoas tenham acesso a todo processo de forma clara e transparente".
Se acatada pelo Ministério Publico, todas as prefeituras do Alto Tietê terão que deixar publicas as listas dos vacinados durante o período de pandemia.