A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) confirmou que o edital de concessão da estação de Braz Cubas para a iniciativa privada deverá ser publicado ainda no primeiro semestre de 2021. Em outro pacote de concessões, as estações Estudantes, Mogi das Cruzes e Jundiapeba deverão ter o edital publicado até o final deste mês.
Excluída do lote inicial de concessões de estações da Linha 11-Coral em Mogi das Cruzes, a estação Braz Cubas também deverá ser concedida à iniciativa privada. A CPTM informou que poderá utilizar os estudos realizados com as estações que deverão ser concedidas primeiro no projeto de concessão da estação que atende o distrito de Braz Cubas, cujo edital deve ser publicado em junho.
Na ocasião do anúncio do primeiro lote de concessões, o presidente da estatal, Pedro Moro, explicou que a estação Braz Cubas havia ficado de fora por conta das características distintas e movimentação diferenciada que apresenta na comparação com as outras três estações e, por isso, não poderia ser incluída no pacote principal.
Ainda em janeiro, as estações Estudantes, Mogi das Cruzes e Jundiapeba terão o edital de concessão publicado. Sem data definida, a CPTM limitou-se a reafirmar que a publicação deverá ocorrer até o próximo dia 31.
O objetivo proposto por meio das concessões é de que as quatro estações que atendem Mogi recebam reformas, adaptações necessárias e abertura para o uso comercial do espaço interno, que será de livre circulação à população. Ainda não há prazo para o início ou término das obras e os valores relacionados à concessão também não foram divulgados.
Itaquaquecetuba
Enfrentando drama similar e na espera de reformas essenciais, as estações de Itaquaquecetuba, Engemheiro Manoel Feio e Aracaré, na Linha 12-Safira da CPTM, estão com os projetos de reformas em fase de conclusão para que tenha início o processo de licitação para as obras. De acordo com a companhia, os prazos ainda estão sendo definidos junto ao processo de preparação da documentação para esta nova fase.
*Texto supervisionado pelo editor.