A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou que a concessão da estação Braz Cubas será realizada de forma individualizada. Ainda sem prazos definidos, a companhia calcula que o edital de licitação do local seja publicado no primeiro semestre desse ano e há possibilidade de que os estudos feitos para as estações Mogi das Cruzes, Jundiapeba e Estudantes também sejam utilizados neste novo processo de concessão.
Deixada de lado, porém não menos necessitada de reformas urgentes, a estação Braz Cubas ficou de fora do lote de concessão das estações da Linha 11-Coral localizadas em Mogi das Cruzes. Mas, apesar da não inclusão da estação que atende o distrito de seu mesmo nome no pacote principal de concessões, a CPTM reafirmou o interesse em transferir a unidade para a iniciativa privada ainda esse ano. A estimativa da estatal é de que o edital de licitação seja publicado ainda no primeiro semestre de 2021.
Assim como ocorre com as estações Mogi das Cruzes, Jundiapeba e Estudantes, o objetivo da CPTM com a concessão é alcançar reformas, adaptações necessárias e abertura para a utilização comercial do espaço interno.
Itaquaquecetuba
Enfrentando drama similar e na espera de reformas essenciais, as estações de Itaquaquecetuba, Engenheiro Manoel Feio e Aracaré, na Linha 12-Safira da CPTM, estão com os projetos de reformas em fase de conclusão para que tenha início o processo de licitação para as obras. De acordo com a companhia, os prazos ainda estão sendo definidos junto ao processo de preparação da documentação para esta nova fase. (L.K.)