O governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, informou que a entrega de todas as doses emergenciais para todos os 645 municípios do Estado será cumprida até amanhã. Segundo a pasta, o repasse de aproximadamente 1,5 milhão de unidades seguiu critérios logísticos com o objetivo de qualificar a distribuição, com a divulgação prévia das cidades e regiões.
A Secretaria de Saúde recomendou às prefeituras a priorização dos profissionais de Saúde que atuam no combate à pandemia como médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, entre outros, podendo também imunizar populações indígenas e quilombolas com o apoio de equipes da atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS), seguindo às estratégias adequadas a cada cenário.
Questionada sobre o calendário de vacinação, a pasta reforçou que as datas serão atualizadas e divulgadas por meio da página do governo do Estado e no portal "VacinaJá", lançado no início da campanha estadual de imunização. O portal reúne informações sobre os grupos prioritários que estão sendo imunizados e dispõe de sistema de consulta sobre o posto de saúde mais próximo da residência, além de um pré-cadastro para levantamento de informações sobre a demanda por doses do agente imunizante.
O Palácio dos Bandeirantes também disponibilizou em sua página oficial o "Vacinômetro", um marcador que acompanha em tempo real a imunização em São Paulo. (A.D.)