A conciliação e união de forças dos vereadores de Poá são as principais metas para o atual mandato do presidente da Câmara Municipal, Diogo Reis da Costa (PTB), o Pernoca. A intenção é tornar o Legislativo poaense mais forte e independente para que ele possa auxiliar a Prefeitura naquilo que lhe couber e para que a crise econômica da cidade seja vencida.
"Diante da crise econômica instalada, em face do êxodo dos impostos sobre serviços (ISS) do banco Itaú e com a queda de receitas, o orçamento da Câmara diminuiu vertiginosamente e o principal problema a ser solucionado é a busca do equilíbrio entre receitas e as despesas do Legislativo", explicou o presidente da Casa de Leis de Poá.
Para isso, algumas medidas foram tomadas de acordo com Costa, como renegociação de contratos, diminuição dos índices de gastos com a folha de pagamento, a entrega de veículos oficiais da Câmara à Prefeitura, dentre outros.
"As ações visam conter custos para que a gestão do Legislativo seja transparente e, sobretudo, eficaz. Faremos o necessário para melhorar a qualidade de vida do município e de sua gente", afirmou o presidente. Para ele, as expectativas são as melhores possíveis e, embora sejam consideradas como tarefas árduas, elas devem ser vencidas com muito trabalho, esperança e fé, conforme explicou.
Por dez votos favoráveis e sete contrários, o vereador foi eleito presidente da Câmara Municipal para os próximos dois anos. A eleição da Mesa Diretora aconteceu logo após a sessão de posse dos vereadores, vereadoras, prefeita e vice-prefeito, no dia 1º deste mês, às 10 horas.
Para evitar a disseminação da Covid-19, a solenidade foi restrita. Além de Pernoca, a chapa vencedora é composta por Saul Souza (Avante) como vice-presidente, Edinho (Podemos) como primeiro secretário, Marcílio Duarth (PL) como segundo secretário e Fábio Suru (Pros).