A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos segue as tratativas com o governo do Estado para a viabilização de uma Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) no município. A vinda de uma unidade para atender as mulheres da cidade foi um compromisso de campanha da prefeita Priscila Gambale (PSD). Outras cidades da região, como Itaquaquecetuba, também reivindicam a instalação.
A Prefeitura de Ferraz busca um acordo com o governo estadual para a instalação de uma DDM. Em agosto do ano passado, a antiga gestão também já havia protocolado pedidos para a instalação de uma unidade.
Na ocasião, um dos argumentos para a necessidade da delegacia em Ferraz foi apresentada por meio de dados que indicavam que pelo menos 60% das ocorrências registradas nos distritos policiais do município referem-se à violência doméstica contra as ferrazenses.
Ainda durante campanha, a prefeita Priscila, primeira mulher eleita para o Executivo de Ferraz, se comprometeu em trazer a DDM para a cidade. Segundo a assessoria da prefeita, a demanda ainda se encontra em fase inicial de tratativas com a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo e, por isso, ainda não existem prazos definidos.
A DDM, atuante desde 1985, é especializada no atendimento de mulheres vítimas de violência física, moral e sexual. A partir de 1996, as DDMs passaram a atender também crianças e adolescentes vítimas de tais violências.
Itaquaquecetuba
Outro município da região que segue na busca da DDM é Itaquaquecetuba. A solicitação já se arrasta por anos e agora com a nova gestão deverá ganhar novo fôlego. Dando continuidade ao pedido, a Prefeitura de Itaquá informou que o prefeito Eduardo Boigues (PP) segue em diálogo com o governo do Estado para dar início às atividades da DDM no município.
De acordo com o Executivo itaquaquecetubense, a expectativa é de que a unidade esteja efetivamente instalada até março deste ano na rua João Barbosa de Moraes, 448, na Vila Zeferino.
*Texto supervisionado pelo editor.