A limpeza de córregos e demais cursos d'água de pequeno porte em Mogi das Cruzes tem sido realizada continuamente para minimizar os efeitos das chuvas. O trabalho integrado é realizado por diversas secretarias da Prefeitura para evitar enchentes ou alagamentos, comuns durante o verão.
Um exemplo é a região próxima à passagem de nível do distrito de Cezar de Souza. No local, após vistoria, já foi realizada a limpeza do córrego existente ao lado da linha férrea, a manutenção da laje de canalização do córrego e a transferência de uma barraca de um empreendedor para um local ao lado, facilitando o acesso à laje. "Quanto à situação dos córregos, é importante lembrar que, durante os períodos de fortes chuvas, o nível de água aumenta, uma vez que esses cursos d'água recebem todo o volume pluviométrico das regiões próximas", informou a Prefeitura.
A Pasta relembrou que a participação da população é fundamental para o melhor escoamento da água dos córregos. Isso se dá com o descarte correto de lixo e materiais inservíveis. "O sistema de drenagem do qual os córregos fazem parte vem funcionando satisfatoriamente. Nas últimas semanas, quando ocorreram fortes chuvas, não houve registros de ocorrências graves, mas sim apenas acúmulos momentâneos de água, que escoaram naturalmente", explicou o Executivo mogiano.
Os moradores podem descartar materiais nos ecopontos do Jardim Armênia, Parque Olímpico e Jundiapeba, além das ações do Cata-Tranqueira, realizadas pela Secretaria de Serviços Urbanos que atendem os bairros. Para denúncias de descarte irregular, é importante que os cidadãos acionem a Prefeitura pelo telefone 153.