O prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha (Pode), realizou na noite de anteontem uma live em uma rede social acompanhado do secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel. Durante a transmissão, com duração de aproximadamente uma hora, Cunha e Naufel explicaram quais serão as regras a serem aplicadas para a primeira etapa de vacinação no município.
O prefeito reafirmou que, neste primeiro momento, as 5.240 doses encaminhadas pela Secretaria de Estado da Saúde serão destinadas exclusivamente aos profissionais da área da Saúde que atuam na linha de frente - ou seja, no atendimento direto aos pacientes de Covid-19 na rede de Saúde: médicos, enfermeiros, atendentes e outros. A expectativa é de que o número cumpra cerca de 50% da meta de profissionais da rede.
O secretário de Saúde de Mogi, durante sua fala, pediu à população que não procure os postos de Saúde neste momento em busca da vacina, uma vez que a primeira remessa será exclusivamente para os profissionais, e será feita de forma intra hospitalar. Também pediu a compreensão da população em não procurar as unidades de Saúde em busca da vacina, e de evitar qualquer tipo de aglomeração ou violação das medidas de distanciamento social do Plano São Paulo. "Visitamos pontos de aglomeração ao longo do final de semana, e vimos tristes exemplos da falta de empatia com o próximo. Peço mais uma vez: não se aglomerem. Não adiantará lutarmos como poder público para fornecer leitos e vacinas sozinhos", disse. (A.D.)