A Secretaria de Saúde de Suzano recebeu ontem à tarde um novo lote de vacinas contra o coronavírus (Covid-19). Desta vez, a remessa é de 2.130 doses do imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford e pela biofarmacêutica AstraZeneca, obtidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que serão aplicadas nos profissionais da Saúde e em pessoas que vivem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). A vacinação terá início hoje.
As ampolas da AstraZeneca chegam para o reforço junto a trabalhadores de demais estabelecimentos de Saúde que ainda não foram contemplados, como é o caso do Instituto de Nefrologia e de unidades particulares para atendimento de urgência e emergência. A cidade, que conta com 6,1 mil profissionais da área, das redes pública e privada, já garantiu a vacinação de 45% do quadro com as 2,8 mil doses da CoronaVac, recebidas na semana passada. Também está previsto, nesta semana, o início da imunização do público que vive em Instituições de Longa Permanência para Idosos, sendo que o município conta com 447 pessoas nesta situação. A vacina da Fiocruz requer aplicação em duas etapas, com intervalo de 12 semanas.
A aplicação da CoronaVac, do Instituto Butantan, garantiu a imunização de profissionais da Santa Casa de Misericórdia de Suzano, do Pronto-Socorro (PS), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Pronto Atendimento (PA) de Palmeiras e de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs) de grande circulação, como é o caso do posto Dr. André Cano Garcia, localizada no Boa Vista, e do Ambulatório de Especialidades Dr. Joracy Cruz.