O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) confirmou ontem o repasse de 28,6 mil doses da vacina CoronaVac (produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório Sinovac) para a região. Segundo o consórcio, as doses serão distribuídas de maneira proporcional para os profissionais da Saúde que atuam na linha de frente de combate ao novo coronavírus (Covid-19).
Dentre as cinco cidades com mais repasses de doses da vacina, Guarulhos foi a que ficou com a maior quantidade de doses, sendo 13.680, com Mogi sendo a segunda colocada no número de vacinas, 5.240 (veja quadro). Suzano possui reservadas 2,8 mil doses, enquanto que Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos, respectivamente, ficarão com 1.880 e 1.840 vacinas.
Já as outras cidades da região receberão quantidades menores, devido ao seu volume populacional e pelo número de profissionais da área de Saúde. Poá receberá 1.440 doses da CoronaVac, enquanto que Arujá receberá 720 unidades do imunizante. As cidades de Santa Isabel, Guararema, Biritiba Mirim e Salesópolis receberão, respectivamente, 440, 300, 140 e 100 vacinas.
A coordenadora da Câmara Técnica de Saúde do Condemat, Adriana Martins, disse que ainda não há previsão por parte do governo do Estado para novas remessas de vacinas para atender aos profissionais de Saúde e outros públicos prioritários definidos pelo governo do Estado e pelo Ministério da Saúde.
O presidente do Condemat e prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), confirmou que todas as cidades da região do Alto Tietê estão se preparando desde o final do ano passado para o início das campanhas de imunização, e que já possuem todos os insumos e logística para armazenamento e distribuição.
O chefe do Executivo de Suzano também declarou que a situação logística das doses representa um desafio para os gestores públicos no enfrentamento da pandemia. "É muito difícil para os municípios administrarem isso e cada um terá de analisar as suas necessidades, mas entendemos que neste primeiro momento a prioridade são os trabalhadores que estão atuando diretamente na assistência aos pacientes que têm a doença ou suspeitas graves, nos hospitais e unidades de pronto atendimento", afirmou.
CADASTRO
O governo do Estado reafirmou, na noite de anteontem, que a segunda dose para os profissionais da Saúde que serão imunizados nesta semana chegará a tempo de realizar o reforço, previsto para acontecer daqui a três semanas.
O governador de São Paulo João Doria (PSDB), na tarde de anteontem, anunciou junto com membros de seu secretariado no Palácio dos Bandeirantes a disponibilização de um website para pré-cadastro de pessoas nos públicos-alvo prioritários na primeira etapa da campanha de vacinação.
O site Vacina Já possibilita verificar quais são os postos de Saúde e de vacinação mais próximos da residência pelo número do CEP, além de preencher uma ficha de pré-cadastro que, segundo as autoridades, não garante reserva para a vacina, mas auxilia no mapeamento das demandas e a estratégia de vacinação.