O mercado de trabalho nas dez cidades do Alto Tietê fechou, em um ano, 257 vagas de emprego formal na região. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e foram divulgados na tarde da última quinta-feira. Os números mostram uma dura realidade de várias famílias que moram na região e se veem às voltas de ter que trazer o sustento para casa, mas sem ter um trabalho com carteira assinada. Os dados foram manchete do jornal Diário do Alto Tietê e foi destaque também no Mogi News com os dados do município.
É mais do que urgente que os novos prefeitos do Alto Tietê, que estão iniciando agora as suas gestões e até os que já estão no comando, procurem olhar com carinho para esta área e incentivem a vinda de novas empresas e a instalação de prestadores de serviços fazendo a economia regional girar e ter boas ofertas de empregos.
Infelizmente, a situação encontrada no Alto Tietê não difere de nenhuma outra em lugar nenhum do mundo. As empresas estão passando por dificuldades financeiras, o mundo está mudando e se transformando e a epidemia do coronavírus forçou também esta situação - das empresas se reinventarem para poder sobreviver a um mundo cada vez mais em constante transformação.
Algumas soluções carecem de uma estratégia nacional como a alta carga tributária e a arrecadação de impostos. Mas outras podem ser implementadas levando em consideração bons exemplos que estão acontecendo em todo o país, aí a criatividade é que determina tudo: ações e ideias para alavancar e incentivar a vinda de novas empresas, incremento e melhorias nas que já estão em atividade e também o incentivo na tecnologia, que é considerada o grande futuro para as cidades.
Pesquisas recentes indicam que a área tecnológica será uma das grandes empreendedoras e geradoras de empregos. Portanto, especializações nesta área serão necessárias porque devem demandar muita mão de obra. E aí que deve entrar novamente a participação dos municípios incentivando os seus moradores a se especializarem para garantir o preenchimento das futuras vagas que devem ser ofertadas.