A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes divulgou na noite de ontem os dados da consulta pública com a população sobre o retorno das aulas neste período de pandemia do Coronavírus. Participaram da consulta 20.625 mogianos, destes 15.244 sendo pais e responsáveis de alunos.
Os resultados da consulta pública mostraram principalmente o equilíbrio na opinião dos pais e responsáveis em relação ao retorno presencial, quadro consideravelmente diferente da consulta pública realizada no 2º semestre de 2020.
Na atual pesquisa, 51% dos pais e responsáveis se declararam a favor do retorno presencial nas escolas de Ensino Fundamental I, percentual que alcançou 55% na pergunta sobre o retorno nas escolas de Ensino Fundamental II e de Ensino Médio. Já sobre as creches e pré-escolas, o resultado também foi equilibrado, mas tendendo para uma posição contrária ao retorno: 56% dos pais e responsáveis são contrários ao retorno nas creches e 53% nas pré-escolas.
A Secretaria Municipal de Educação ressaltou que, não irá retomar as aulas presenciais na rede municipal no mês de fevereiro. A decisão é que o retorno se dará de forma remota nas escolas municipais, em função do rigoroso planejamento para garantir a segurança sanitária para alunos, pais e profissionais da educação.
O nível dee concordância com o retorno presencial chega aos seguintes resultados: 41% para as creches, 44% para as pré-escolas, 49% para as escolas de fundamental I e 53% para as escolas de fundamental II e ensino médio.
O resultado varia entre os distritos da cidade.