Aproximadamente 30% dos profissionais da área da Saúde que atuam no combate à pandemia de coronavírus (Covid-19) já foram imunizados, a informação foi passada na tarde de ontem pela Câmara Técnica de Saúde do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). A expectativa é de que até a próxima quarta-feira, os mais de 28 mil profissionais que atuam na região recebam a primeira dose da vacina.
A campanha teve início na noite de anteontem, quando o enfermeiro mogiano Davi Chaves de Oliveira foi o primeiro cidadão do Alto Tietê a receber a vacina no Hospital Municipal de Braz Cubas. Na mesma noite, a enfermeira Geraldina Cristina Gabriel, gerente da Unidade Básica de Saúde Dr. André Cano Garcia - Boa Vista, em Suzano, foi a primeira a ser imunizada na cidade.
Na manhã de ontem, a Prefeitura de Itaquaquecetuba aplicou a primeira dose em Gizelia Lopes Duque, de 39 anos, coordenadora de enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas do Jardim Caiuby. Gizelia emocionou a todos ao revelar que, durante a pandemia perdeu a mãe para a doença. O evento foi acompanhado pelo prefeito Eduardo Boigues (PP), pela primeira-dama Mileide Queiroz, e do secretário de Saúde Edson Rodrigues, entre outros.
Em Santa Isabel, a primeira pessoa a ser imunizada foi o médico Luís Silva, 28, diretor clínico da UPA e da Santa Casa de Misericórdia local, já em Guararema, a enfermeira Maria Cristina Duarte Santiago, 57, que atua na Santa Casa há mais de 20 anos, foi a primeira a receber a vacina. "A Maria é um símbolo dos profissionais de saúde da cidade que prestam um serviço fundamental para a população. Hoje é o começo do fim da pandemia. São poucas vacinas, mas mais doses virão e logo isso vai passar", afirmou o prefeito José Luiz Eroles Freire (PL), o Zé.
A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos divulgou que a auxiliar de enfermagem Alaíde da Cunha, 65, foi a primeira a receber a dose da CoronaVac. A aplicação foi feita na madrugada de ontem, e contou com a presença da prefeita Priscila Gambale (PSD). A Prefeitura de Poá, por sua vez, imunizou a auxiliar de enfermagem Fabiana Alexandre da Silva Vicente, 40, que atua no setor de pacientes com Covid-19 do Hospital Guido Guida.
Em Arujá, a primeira profissional de saúde a ser vacinada foi a técnica de enfermagem Elza Aparecida Bispo, 53. Ela mora no Parque Rodrigo Barreto, em Arujá, há 14 anos, e trabalha na Maternidade Dalila Ferreira Barbosa, no setor de materiais