A Prefeitura de Suzano informou que, de acordo com a Secretaria de Assuntos Jurídicos, as regras e as medidas previstas para a fase 3 são as mesmas da primeira vez em que esta mesma situação e que teve duração de quase três meses, de 13 de julho a 9 de outubro. Suzano estava há 51 dias na fase 4 - verde.
Com a mudança, restaurantes, bares, lanchonetes e similares podem seguir com atendimento no local, mas agora com a capacidade máxima reduzida de 60% para 40%. O consumo nos próprios estabelecimentos continua liberado apenas em ambientes arejados ou ao ar livre, com obrigatoriedade da oferta de assentos. Os clientes também não podem consumir os alimentos em pé e não deve haver aglomeração.
Além disso, a reclassificação de Suzano fará com que os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, inclusive salões de beleza, voltem a funcionar com 40% da capacidade - à exceção das academias de esportes e ginástica, para as quais foi definido o máximo de 30% e apenas aulas e atividades individuais - e por dez horas consecutivas. Demais protocolos de higiene foram reforçados, tanto para trabalhadores e consumidores: uso de máscara e "face shield" (colaboradores), distanciamento de dois metros entre as pessoas e limpeza constante das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%.
Eventos, convenções, cinema, teatro e outras atividades que gerem aglomerações seguem vedados. O Parque Municipal Max Feffer segue aberto ao público, mas agora das 8 às 17 horas, mesmo horário de funcionamento do Viveiro Municipal Tomoe Uemura e PlayPet.
Shopping
A partir de hoje o Suzano Shopping terá alteração em seus horários. Com isso, as lojas passam a funcionar das 11 às 21 horas e a Praça de Alimentação do meio-dia às 22 horas. A Academia funcionará das 6 às 10 horas e das 16 às 22 horas; e o Poupatempo das 8 às 17 horas.
As normas de segurança permanecem, como limite de distanciamento, uso obrigatório de máscaras, oferta de álcool em gel, aferição de temperatura e outras medidas válidas para todo o shopping no combate à Covid-19.