A Secretaria de Meio Ambiente de Suzano promoveu mais de 2,7 mil ações entre janeiro e dezembro de 2020, sendo mais de 2,3 mil delas voltadas ao bem-estar animal e cerca de 500 voltadas à preservação ambiental. O balanço foi apresentado ontem pelo chefe da pasta, André Chiang.
Ao todo, 916 cães e gatos foram castrados pelo programa gratuito de castração promovido pelo setor. Além disso, 915 animais passaram por aplicação de microchip, o que auxilia na prevenção do abandono animal na cidade. Também somam-se 259 fiscalizações realizadas em combate aos maus-tratos e 308 atendimentos veterinários.
No que diz respeito à sustentabilidade, o destaque vai para os serviços de controle ambiental, com 232 atendimentos do gênero. Deste número, foram feitas 99 autorizações para ligação de energia elétrica; 33 manifestações ambientais; 15 autorizações para movimentação de terra; 20 certidões ambientais emitidas; e 65 autorizações de supressão de vegetação.
A pasta ainda apresenta 112 operações de fiscalização ambiental, com o intuito de controlar e diminuir os impactos negativos das ações humanas à natureza. Dentre elas, foram promovidas 60 vistorias, além de 38 notificações e 14 multas aplicadas.
Chiang avalia o ano de 2020 como um período atípico, devido às consequências da pandemia do Covid-19 no setor, entretanto, o titular está positivo em relação ao próximo ano. "2021 será marcado por inúmeras realizações, com a execução de diversos projetos que, por conta da pandemia, não puderam sair do papel", afirmou.