Restando cerca de 20 dias para tomar posse como prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha (Podemos), anunciou ontem a criação de duas novas secretarias municipais, alterações na atuação de outras e o nome de dois secretários.
Serão criadas as Pastas de Sustentabilidade e Inovação (que englobará boa parte das funções da atual Secretaria de Verde e Meio Ambiente) e a de Transparência e Participação.
Também foi oficializada a extinção da Secretaria de Verde e Meio Ambiente e a anexação de Obras e Serviços Urbanos. A princípio, a informação era de que Obras seria fundida com Planejamento e Urbanismo, que ficaria com o secretário Claudio de Faria Rodrigues, entretanto, o titular permanecerá com sua atual secretaria e um novo técnico para Obras e Serviços Urbanos será anunciado.
Com as alterações, Mogi continua com a mesma quantidade de secretarias da atual gestão.
Ontem, no escritório de campanha, Cunha também anunciou os nomes do advogado Sylvio Alkimin para a Secretaria de Assuntos Jurídicos e Lucas Nóbrega Porto como chefe de Gabinete. Francisco Camargo, confirmado para a Secretaria de Governo, também esteve presente e terá funções mais políticas, como a interlocução com a Câmara Municipal. Já a função de chefe de Gabinete cuidará da parte de gestão do projeto do grupo de Caio Cunha. "Tudo que estamos fazendo aqui é tudo com muito rigor técnico. Queremos uma cidade onde a parte técnica é para quem é técnico e a parte política é para quem é político", explicou Cunha, ressaltando a participação de sua vice-prefeita, Priscila Yamagami (Podemos), no processo de escolha do secretariado.
Em relação a Secretaria de Verde e Meio Ambiente, o prefeito eleito dividiu sua atuação hoje em dia em três principais frentes: projetos e programas voltados à conservação ambiental, poda de árvores e emissão de licenças ambientais.
O primeiro item será captado pela nova Secretaria de Sustentabilidade e Inovação; já a poda de árvores passará a ser de responsabilidade da Pasta de Obras e Serviços Urbanos e a emissão de documentos do tema caberá a de Planejamento e Urbanismo.
Todas estas mudanças como a criação e anexação de Pastas só começam a ser estruturadas a partir da posse de Cunha, em 1º de janeiro, e mediante aprovação da Câmara Municipal.
Para a próxima semana, Cunha prometeu anunciar os secretários de Desenvolvimento Social (antiga Assistência Social), Mobilidade Urbana (antiga Transporte) e Educação.