Quem comemorou a decisão da Prefeitura de manter a cidade na fase amarela do Plano São Paulo durante o Natal foi o comércio, que conseguiu realizar vendas no período.
A direção da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) disse que foi registrado um movimento significativo de consumidores no sábado. Segundo a entidade, o movimento não foi maior porque a falta de informações oficiais deixou muitos consumidores confusos.
"Como só na quinta-feira a Prefeitura informou que manteria a cidade na fase amarela, muitas pessoas ficaram em dúvida se as lojas iriam abrir ou não. Ainda assim, o movimento foi satisfatório e amenizou os prejuízos do fechamento total", ressaltou Mohamad Issa, diretor da ACMC.
No mesmo sentido, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Mogi das Cruzes, Valterli Martinez, disse que os comerciantes relataram que a abertura das lojas no sábado e no domingo foi muito positiva. "Foram boas vendas. Esse trabalho em conjunto com a Prefeitura foi muito bom para a recuperação dos lojistas", explicou.
O dirigente já havia criticado a decisão de fechamento dos estabelecimentos comerciais durante as festas do final do ano. De acordo com a entidade, a mudança para a fase mais restritiva do Plano durante o Natal e Réveillon, aumenta as aglomerações, prejudica a economia da região e favorece o comércio clandestino. (F.A.)