O levantamento das últimas quatro semanas sobre a contaminação por coronavírus (Covid-19) em Mogi das Cruzes revelou que há um crescimento contínuo na cidade. Os dados do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), e da Prefeitura, apontam que, da última semana do mês anterior até a sexta-feira passada, os casos aumentaram semanalmente, passando de 105 para 128 e depois de 285 para 353, o que representa um aumento de 21,9%, 122% e 23,8%, respectivamente. No acumulado das quatro semanas, há uma elevação de 236% na confirmações de novos casos de infecção. Tal alteração pode elevar a procura por hospitais de Mogi.
No que diz respeitos aos falecimentos, os números demonstram variação de cinco, seis, 11 e nove óbitos nas últimas quatro semanas. No entanto, esse indicador diminuiu na semana passada para nove mortes. Juntas, as cinco cidades do Alto Tietê também apontaram crescimento contínuo, passando de 307 para 443 e depois de 668 para 808 novos casos, acumulando um aumento de 163% para o mesmo período. Sobre a quantidade de óbitos no G5, cidades mais populosas do Alto Tietê, o número também apresentou um crescimento contínuo semanal: sete, dez, 18 e 16 mortes.
Em Itaquaquecetuba, 52 pessoas receberam diagnósticos positivos da doença na última semana de outubro, quantia que aumentou para 72 confirmações na semana seguinte. Sete dias depois houve novos 78 casos e uma semana depois a cidade atingiu o total de 136 confirmações. Os falecimentos de moradores de Itaquá têm apresentado variação, sendo que foram registrados um, quatro, dois e três óbitos nas últimas quatro semanas.
O mesmo ocorreu em Suzano. Sobre novos diagnósticos positivos da Covid-19, do dia 26 ao 30 do mês passado, o Condemat somou 73 novos casos, aumentando para 124 do dia 2 ao 6. Uma semana depois a somatória resultou em 248 diagnósticos positivos do novo coronavírus, que diminuiu apenas na semana passada, passando para 178 casos.
Ainda nas quatro semanas, os falecimentos sofreram uma variação de um, zero, um e dois. Em Ferraz, a quantidade de casos semanais foi de 41, 80, 88 e 89. Já os registros de óbitos foram de zero e um.
Por fim, em Poá, o Condemat apontou uma variação de 36, 42, 53 e 54 para novas confirmações da Covid-19 nas últimas quatro semanas. Além disso, a quantidade de óbitos foi de zero e duas novas mortes no mesmo período.