O governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Turismo, repassou só neste ano R$ 879.950,13 ao município de Poá, que foram utilizados em obras e atividades de revitalização. Conforme explicou durante essa semana, o Executivo aplicou o montante na construção do Centro de Segurança Integrada (CSI); na manutenção da avenida Getúlio Vargas; no aprimoramento da sinalização da avenida Deputado Castro de Carvalho e também na construção do Balneário Vicente Leporace, na Fonte Áurea.
O CSI ainda está em andamento e, de acordo com a Prefeitura, o equipamento de combate ao crime será instalado na rua Herculano Duarte Ribas, região central, e contará com um trabalho conjunto da Guarda Civil Municipal (GCM) e das polícias Civil e Militar. Será um local para aprimorar o monitoramento na cidade contando com as melhores ferramentas tecnológicas para serem aliadas no trabalho das polícias e no combate ao crime. A cidade terá mais de cem câmeras instaladas para melhorar a segurança.
Outra obra que ainda está em processo é a construção do Balneário Vicente Leporace, que será um indutor para o crescimento e desenvolvimento do turismo da cidade. O equipamento contará com piscinas, sala de descanso, vestiários masculino e feminino, banhos de imersão, massagens, duchas, cromoterapia, lanchonete e restaurante. O balneário ocupa duas áreas da avenida Deputado Castro de Carvalho, ligadas por uma estrutura metálica que passa por cima da via.
A revitalização da avenida Getúlio Vargas está sendo totalmente revitalizada (1,5 quilômetro), com melhoria no pavimento, nas calçadas, na iluminação, no paisagismo e na sinalização. Na região central, a avenida Deputado Castro de Carvalho recebeu bloquetes no calçamento, asfalto-borracha e nova sinalização. A melhoria na via transformou a ligação do centro até o bairro da Cidade Kemel, segundo o Executivo.
Além da Prefeitura de Poá, a administração municipal de Salesópolis também recebeu verbas da Secretaria Estadual do Turismo no valor de R$ 402.717,94. No entanto, apesar de questionada há uma semana, o Executivo não respondeu à reportagem até o final desta edição. (T.M.)