"Por conta de toda manifestação contrária da população, estamos revendo a instalação do pedágio na Mogi-Dutra (SP-88)", declarou o secretário de Estado de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, ontem de manhã, durante vistoria das obras de duplicação na rodovia que liga Mogi das Cruzes a Arujá. A fala do secretário mostrou a importância da mobilização popular contra a implementação das praças de cobrança no local em razão da concessão das rodovias Mogi-Dutra e Mogi-Bertioga à iniciativa privada. Está é a primeira vez que Machado Neto se posiciona diretamente sobre o assunto.
O secretário destacou o papel dos movimentos contra o pedágio na rodovia. "A população de Mogi criou uma discussão importante sobre o pedágio e, em função disto, o vice-governador Rodrigo Garcia (DEM) determinou à Artestp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) que retomasse os estudos considerando o posicionamento contrário dos moradores", disse.
A declaração, no entanto, foi recebida com desconfiança pelo Movimento Pedágio Não, o grupo tem promovido uma série de ações contra o projeto de concessão, entre eles um abaixo-assinado com mais de 50 mil assinaturas.
Uma das organizadoras , Adrianny Verçosa, ressaltou que é preciso se manter alerta. "Temos que ficar atentos. Essa declaração do secretário pode ser uma tentativa para nos enrolar. Há algum tempo já nos disseram que o pedágio não seria mais no km 45, agora voltam a dizer que estão reanalisando o projeto. Precisamos de uma confirmação direta, até lá, a luta continua", exigiu. O prefeito de Mogi, Marcus Melo (PSDB), também já havia se comprometido a não permitir que o pedágio seja instalado.
No final de semana passado, o Movimento Pedágio Não realizou 24 horas de ações para conscientização da população sobre os malefícios da cobrança de tarifas. O grupo reuniu, em diversas lives no Facebook, engenheiros, arquitetos, políticos e jornalistas para discutir o tema. Agora, o objetivo é conversar com a direção da Artesp e expor novamente as queixas.
Uma das alternativas exploradas pelo governo do Estado para contornar a insatisfação popular com o pedágio é o Desconto de Usuário Frequente (DUF). Nesse sistema, quanto mais o motorista usar determinado trecho da rodovia maior será o desconto, podendo chegar até 80% de redução de tarifa.
Sobre as obras da Mogi-Dutra, o chefe da Pasta confirmou ao Grupo Mogi News que a duplicação, assim como o "grosso das obras" adjacentes, será entregue em dezembro, conforme este jornal já havia adiantado em matéria recente.
Durante a vistoria das obras na Mogi-Dutra, a reportagem aproveitou para questionar o secretário de Transportes sobre outras obras no entorno da rodovia.
A respeito da viabilidade da duplicação da estrada do Pavan, o responsável pela Pasta informou que o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) já assumiu o projeto, e agora estuda o que vai ser feito, as opções são diversificadas e podem incluir desde a duplicação até sentido único no tráfego ou duplo sentido. Mas nada ainda foi definido.
Já sobre o distrito industrial do Taboão, onde os caminhões que circulam pelo local enfrentam dificuldades para acessar a rodovia Ayrton Senna (SP-70), Machado Neto disse que o projeto para criar um acesso é complexo e está sendo estudado, mas vale o esforço pela importância da obra para geração de empregos no local.
Rodoanel
Por fim, o secretário, respondeu sobre os pedidos por uma alça de saída do Trecho-Leste do Rodoanel Mario Covas (SP-21) na região. Segundo ele, existem três opções: duas delas em Suzano, com a possibilidade da saída ser na estrada dos Fernandes ou na avenida Major Pinheiro Fróes, a outra opção poderia ser em Poá, mas todas elas precisam ser avaliadas de modo que não comprometam a característica de via expressa de longo deslocamento. Já em relação à duplicação da estrada da Volta Fria, quase na divisa de Mogi com Suzano, Machado Neto informou que realizou uma reunião com Marcus Melo e o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL) onde afirmou que o DER irá realizar o licenciamento ambiental para o projeto da duplicação.
*Texto supervisionado pelo editor.