O prazo para o término das obras de reforma do Pronto Socorro (PS) da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes foi ampliado mais uma vez. A conclusão dos trabalhos no local vem sofrendo atrasos desde o ano passado. A atual previsão é que no dia 1º de novembro o espaço seja totalmente reaberto à população. 
No início das obras, em 15 de outubro de 2018, a estimativa era que a reforma fosse finalizada em aproximadamente um ano. Porém, devido às constantes mudanças técnicas durante as obras no Pronto Socorro, houve atrasos.
Um novo prazo havia sido estabelecido no final de junho deste ano, determinando mais 30 dias para a finalização das obras, o que não ocorreu. Com atrasos desde o início dos trabalhos, a Santa Casa já havia informado sobre a possibilidade de um novo adiamento. 
Para não paralisar os serviços, mesmo durante as obras, o local continuou funcionando normalmente. No entanto, desde 29 de junho, a portaria permanece fechada. A entrada de pedestres está sendo feita pela entrada 1 - portaria central, destinada a pacientes de urgência e emergência, síndrome gripal, maternidade e clínica cirúrgica, e pela entrada 2, que é a portaria do Ambulatório de Especialidades, voltada para pacientes de convênios, ortopedia e clínica médica.
Todos os consultórios, setores de observação masculina e feminina, setor de emergência e demais serviços oferecidos na unidade foram transferidos para outros locais do hospital. O acesso de ambulâncias e veículos para embarque e desembarque de pacientes tem sido feito pela portaria central.
Reforma 
A obra de reforma e adequação do Pronto Socorro, agora em processo final, está sendo realizada a fim de proporcionar um atendimento mais confortável, aprimorando a estrutura e o fluxo de atendimento para todos os pacientes. 
Nas etapas já concluídas da obra iniciada em 2018 foram reformados os sanitários; setor de classificação de risco; consultórios; mudança de parte da cabine primária de energia; setores de observação feminina e masculina; isolamento; pediatria; salas de gesso, triagem, utilidades, sutura e acolhimento e triagem de gestantes; conforto médico, observação infantil; farmácia satélite; setor de urgências e emergências; área de recepção e para parada de ambulâncias.