Mogi das Cruzes registrou na tarde de ontem mais uma morte por coronavírus (Covid-19) informou o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), em parceria com a Prefeitura. A vítima era uma mulher de 78 anos. Desde 31 de março Mogi confirmou 391 mortes, sendo, em média, 14 ocorridas por semana, 65 por mês ou um óbito a cada 12 horas.
Em todo o Alto Tietê são 1.432 o número de pessoas que perderam a vida na batalha contra o vírus. Em média são 51 óbitos por semana, 238 por mês ou uma morte a cada três horas e meia nas dez cidades do bloco regional.
Além do número de óbitos, Mogi continua sendo o município em que existem também mais registros de pela doença, já que 8.740 moradores foram contaminados pelo vírus. Em contrapartida, ainda de acordo com o Condemat, 7.421 mogianos conseguiram se recuperar. Na tarde de ontem, a ocupação de pacientes com o vírus em leitos municipais de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Enfermaria era de 46,9% e 48,1%, respectivamente.
Conforme já publicado pelo Mogi News, em levantamento realizado com base nos dados do Condemat, o período com maior número de mortes ocorreu de 23 de julho a 22 de agosto no município, ocasião em que 83 mogianos morreram em decorrência da doença, sendo esta a maior quantidade registrada em um só mês desde a primeira morte, em 31 de março. Apesar disso, no mês anterior foram confirmadas 50 mortes causadas pela Covid-19.
Embora a diminuição já tenha sido notada pela Prefeitura de Mogi, toda a região continua seguindo as recomendações da fase amarela do Plano São Paulo, desde o dia 10 de julho, por determinação do governo paulista.
Por este motivo é importante manter o distanciamento social evitando aglomerações, além de fazer o uso correto das máscaras faciais e do álcool em gel.
Embora a diminuição em número gerais já tenha sido observada, toda a região continua seguindo as recomendações da fase amarela do Plano São Paulo, desde o dia 10 de julho, por determinação do governo paulista. Por este motivo, ainda esta em vigor o distanciamento social para evitar aglomerações, além do uso obrigatórios das máscaras faciais e do álcool em gel.
Em 12 cidades
De acordo com o Condemat, desta vez incluindo as cidades de Guarulhos e Santa Branca, a região tem hoje 54.637 casos confirmados de coronavírus, com 45.570 pacientes recuperados e 2.897 vítimas fatais.
De março até agora já foram descartados 122.582 casos suspeitos. As cidades com mais pessoas infectadas são Guarulhos (25.947), Mogi das Cruzes (8.740) e Suzano (5.403).