A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social de Mogi das Cruzes comemorou os resultados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta semana. O índice revelou que a cidade conseguiu, pelo segundo mês consecutivo, manter o saldo positivo na geração de empregos. Em agosto, Mogi gerou 663 vagas de emprego e, em julho, 794.
A expectativa da pasta é que a recuperação se mantenha. "Os números do Caged são positivos para a cidade e mostram que Mogi está se recuperando após a crise decorrida da pandemia de Covid-19", declarou a secretaria em nota ao Mogi News.
Ainda que seja o segundo mês consecutivo de geração de vagas, a cidade até agora não se recuperou do impacto da pandemia de coronavírus. No acumulado do ano, Mogi fechou 3.020 vagas de emprego.
Sobre a recuperação, a prefeitura informou que desde o início da pandemia vêm trabalhando para manter os empregos na cidade e criar condições para que os mogianos tenham acesso às vagas e à renda. "Elaboramos um Plano de Retomada Econômica, que contemplou uma série de ações voltadas a estimular o desenvolvimento da cidade, a capacitação dos trabalhadores e a geração de empregos.", explicou o Executivo municipal.
Entre as ações desenvolvidas estão as capacitações realizadas pelo Polo Digital, o lançamento da plataforma Emprega Mogi Digital que permite mais facilidade para os mogianos cadastrarem seus currículos e para as empresas terem acesso a estes trabalhadores, os cursos online do programa Emprega Mogi, o atendimento da Sala do Empreendedor e as orientações sobre programas de acesso a recursos, como o Banco do Povo.
A prefeitura também vem promovendo reuniões e visitas a empresas para entender as necessidade dos setores econômicos da cidade. Neste trabalho, também foi lançada uma iniciativa para que os empresários de Mogi contratem serviços e façam compras de materiais na própria cidade. "Com isso, a economia gira e cria-se um ciclo virtuoso, com o crescimento da indústria, comércio e setor de serviços, o que se reflete, em última análise, na criação de novas vagas de emprego", explicou. *Texto supervisionado pelo editor.