A EDP, distribuidora de energia no Alto Tietê, em parceria com a JAC Motors, será a primeira do setor, no Brasil, a testar um caminhão elétrico em seus serviços. O modelo iEV1200T está sendo utilizado na área de concessão da distribuidora da EDP em São Paulo, nas cidades de Mogi das Cruzes, São José dos Campos e Guarulhos, durante o mês de setembro.
O caminhão iEV1200T é o primeiro 100% elétrico, abaixo de 8 toneladas de peso bruto total, disponível no mercado brasileiro. O modelo possui um custo total por quilômetro rodado até cinco vezes menor que seu equivalente a diesel. O caminhão elétrico atuará em operações de manutenção e serviços da distribuidora de energia.
Durante o período de testes, a EDP estima uma redução de 64% nos custos com o abastecimento do veículo, considerando um cenário mais conservador. Na manutenção, a economia pode chegar a 70%. Para o meio ambiente, os ganhos seriam ainda maiores pois, considerando uma média de 1 mil quilômetros rodados por mês, um veículo a combustão emite cerca de 2.800 quilos de CO2, enquanto o caminhão elétrico não gera emissões de dióxido de carbono para o meio ambiente. A Companhia conta com uma frota de aproximadamente 150 caminhões.
"A EDP tem a intenção de ter sua frota 100% elétrica até 2030. Os veículos pesados são nossos maiores desafios e estamos tendo grande êxito ao ser pioneiros no uso do caminhão elétrico", afirma Nuno Pinto, head de Mobilidade Elétrica e Serviços ao Cliente da EDP Smart.
O novo caminhão elétrico tem torque imediato de 1200 Nm (Newton/metros), câmera 360 graus, luzes de LED diurnas e vem equipado