Os alunos do 1º ao 5º ano das unidades municipais de Mogi das Cruzes, que ainda não conseguiram responder às avaliações de Língua Portuguesa e Matemática devido a problemas com a internet, têm até o final do mês para responder as provas em modelo impresso. O prazo para responder as provas na versão digital terminou no último domingo, com 74,5% de adesão e 80,8% de acertos.
As provas impressas são as mesmas disponibilizadas no formato online. A prorrogação vale apenas para os alunos que têm dificuldades com a conexão de internet e, portanto, ainda não conseguiram realizar a avaliação que está medindo o nível de aprendizado deles durante a pandemia de coronavírus (Covid-19).
O primeiro prazo para a realização das avaliações estava programado entre o dia 30 de setembro ao 3 deste mês. No entanto, com a adesão de 55,7% dos alunos, a Prefeitura havia prorrogado a avaliação até o domingo passado, quando cerca de 18,8 mil estudantes do 1º ao 5º ano responderam as provas."Após a prorrogação, alcançamos a adesão de 74,5% de alunos, do total 25.151 estudantes, que realizaram a prova por meio do sistema Simulados", comemorou a Secretaria Municipal de Educação, Juliana Guedes.
Os alunos que estão cursando o 1º ano recebem uma prova com dez questões e os estudantes do 2º ao 5º ano, um caderno com 12 questões. A organização para a realização da prova, como o tempo em que os alunos levam para respondê-la ou as questões que devem responder primeiro, é feita pela família de cada estudante.
Recomendação do MP
Os Comitês Gestores de Covid-19 e de Retomada Gradativa das Atividades Econômicas de Mogi se reunirão nos próximos dias para discutir a retomada ou suspensão das aulas presenciais. Até a tarde de ontem, a data da reunião ainda não havia sido estipulada pelo poder Executivo, que está analisando a recomendação do Ministério Público sobre a suspensão das atividades presenciais.
Segundo o prefeito Marcus Melo (PSDB), o documento está em análise pelas áreas técnicas da Prefeitura, que darão os respectivos pareceres. "É importante lembrar que as aulas presenciais estão suspensas até 6 de novembro e só serão retomadas quando for seguro para todos: alunos, profissionais da educação, familiares dos estudantes e demais integrantes da comunidade escolar", enfatizou.
Inicialmente, o impedimento do retorno das aulas iria até 7 de outubro, mas, devido aos resultados da testagem da Covid-19, realizada pelo poder Executivo aos alunos da rede pública, a suspensão foi mantida. Um nova testagem seria realizada entre essa e a próxima semana, no entanto, a Prefeitura afirmou ontem que ela não deve mais ocorrer.
Além disso, conforme já publicado pelo Grupo Mogi News, a recomendação do MP foi recebida pela Prefeitura de forma positiva e coerente, justamente por contribuir com os estudos da cidade. "Tudo vem sendo rigorosamente monitorado para que tomemos a decisão mais acertada e de menor potencial de risco", finalizou o prefeito.