A Prefeitura de Suzano realizou a nebulização às margens do rio Una, no bairro Vila Amorim, para minimizar o número de mosquitos no bairros adjacentes ao curso d'água. A ação, popularmente conhecida como fumacê, ocorreu anteontem, por meio de um veículo adaptado que espalha gotículas de água. A Coordenação de Controle de Zoonoses, comunicou ao grupo Mogi News que vem acompanhando o aumento do número de insetos no município há cerca de duas semanas. "As mudanças climáticas e o nível dos principais cursos d'água no município favoreceram a proliferação dos mosquitos. Desde então, vem sendo realizado o trabalho de redução de larvas com a aplicação de biolarvicidas na região", declarou em nota.
A Prefeitura explicou que o procedimento de aplicação dos biolarvicidas ataca diretamente as larvas, evitando a proliferação. As ações são importantes para evitar surtos de dengue, zika, chikungunya ou febre amarela. "Ainda que nenhum caso tenha sido notificado até o momento os insetos também representem um incômodo à comunidade, e em razão disso, tomamos todas as providências para garantir a saúde e o bem-estar da população", disse.
O Executivo municipal lembrou, ainda, que a Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos promove de maneira contínua a limpeza e desassoreamento de rios, córregos na região central e nos bairros, com o intuito de impedir o acúmulo de água que possa causar danos à população e este serviço também serve como forma de impedir a proliferação de insetos.
As ações são programadas e realizadas em conjunto com a empresa prestadora de serviços responsável pela zeladoria urbana. Nos próximos dias, será feita uma limpeza de córrego localizado no bairro Chácaras Primavera.
A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que nenhuma reclamação sobre pernilongos e mosquitos foi registrada até o momento. A solicitação pode ser efetuada por qualquer munícipe interessado ligando na Ouvidoria pelo número 156.
*Texto supervisionado pela reportagem.