O viaduto Vereador João Batista Neto, em Ferraz de Vasconcelos, começará a ser reformado amanhã, após 30 anos sem nenhuma obra de manutenção. Construído em 1984 sobre à Estação Antônio Gianetti Neto, na Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), no Parque São Francisco, a passagem nunca recebeu reparos pela Prefeitura ou empresas. Serão efetuados tratamentos de concreto e de junta de dilatação, calçada, gradil de proteção e pintura.
Apesar disto, ao final de junho deste ano, a Prefeitura já se preparava para anunciar a empresa vencedora da licitação, a Construtora César Gonçalves. O contrato entre a empresa e a Prefeitura foi assinado no dia 20 do mês anterior. A decisão de, finalmente, movimentar os trâmites para a execução das obras, se deu após o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea) ter apontado problemas na estrutura do viaduto, no final de 2018 e abril do ano passado.
Durante a vistoria do Crea, foram encontradas partes do concreto deterioradas, ferros expostos e infiltração, principalmente, na parte interna, resultando ferrugem e rachaduras. Ainda não foi estimada uma data para a conclusão das obras que, de acordo com as secretarias Municipais de Fazenda, Obras, Planejamento Urbano, Saneamento, Verde, Meio Ambiente e Habitação, estão estimadas no valor de R$ 91.020,89.
Em Suzano, a complementação e a conclusão dos reparos nas juntas de dilatação da estrutura do viaduto Ryu Mizuno foi realizada há dois domingos, quando foi necessário interditar a passagem. No local, também já foram finalizados trabalhos como troca de tachões, sinalização de solo, instalação de placas e pintura das muretas.
A Prefeitura efetuou a pintura do gradil e limpeza e manutenção no corredor de pedestres, mas para isso não houve mais a necessidade de interdição. No que se refere ao viaduto Leon Feffer, a Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos está realizando um levantamento sobre as intervenções necessárias, que devem ser executadas ainda neste ano.