O jornalista esportivo Alexandre Barreira, de 46 anos, faleceu no último domingo deixando duas filhas e a esposa também jornalista, Maria Salas. Barreira sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em agosto. Ele se tornou muito conhecido pela competência profissional, principalmente na editoria de Esportes. Nascido na cidade de São Paulo, Barreira morou em Mogi das Cruzes por mais de 10 anos.
O corpo do jornalista foi velado na manhã de ontem no Velório Cristo Redentor, localizado na Vila Vitória. Conforme as determinações em razão da pandemia de Covid-19, a entrada foi restrita a dez pessoas por vez para evitar possíveis aglomerações. Barreira estava internado há pouco mais de um mês no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, após uma cirurgia de emergência em razão de um AVC.
Nas redes sociais, amigos, familiares, associações e entidades prestaram condolências pela morte do jornalista, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). As manifestações de carinho e apreço por Barreira vieram ainda de políticos, como o deputado federal Marco Bertaiolli (PSD), representantes de jornais regionais e profissionais da Imprensa.
Equipes, entidades e personalidades do Esporte também homenagearam o jornalista, como o Vôlei Mania, o União, a Liga de Futebol de Mogi, o Meninos da Vila e o mestre de judô Paulino Namie. O Mogi Basquete compartilhou uma publicação relembrando a constante presença de Barreira nas coberturas jornalísticas no Ginásio Municipal Professor Hugo Ramos.
O jornalista se especializou não só no jornalismo esportivo, como também no segmento automotivo. Apaixonado por futebol de botão, Barreira fundou o Clube de Botão Gaspar Vaz, em outubro de 2010.
Em sua trajetória profissional, Barreira atuou em jornais regionais, como o Grupo Mogi News de Comunicação, onde foi repórter e editor de Esportes, além de também ter passado pela Câmara Municipal de Mogi.
A esposa de Barreira, Maria Salas, assim como Barreira, fez parte da equipe do Grupo Mogi News de Comunicação. Atualmente, Maria é assessora de imprensa, atendendo clientes como a Apae e a Festa do Divino Espírito Santo.